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Normas para as Disciplinas Prática de Pesquisa Social 1, 2, 3 e 4

      Aprovada na Reunião de Coelgiado do SER, realizada em:

Objetivos das Disciplinas:

1. Permitir a/o aluna/o a participação em pesquisas realizadas pelos professore/as do Departamento, com aproveitamento de créditos;

2. Estimular a construção de uma atitude investigativa permanente na/o aluna/o;

3. Possibilitar a/o aluna/o o exercício e a prática da pesquisa, articulando conhecimento teórico e experiência prática em pesquisa;

4. Criar oportunidades para que o aluno possa complementar, aprofundar e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos no curso, por meio da participação em pesquisas em andamento;

5. Propiciar aos discentes a inserção e aquisição de conhecimento teórico e prático referente às diferentes fases da pesquisa.

Da Oferta das Disciplinas:

 Disciplinas Optativas

 Ofertadas em até quatro semestres, com as seguintes designações:

Prática de Pesquisa Social 1- Código:138851

Prática de Pesquisa Social 2- Código:138860

Prática de Pesquisa Social 3- Código:138878

Prática de Pesquisa Social 4 – Código: 138886

 Cada disciplina terá 4 créditos, de modo que os/as discentes que cursarem as 4 disciplinas poderão obter até 16 créditos com experiência e participação em pesquisa;

 São disciplinas seqüenciais e estabelecem pré requisito;

  Possui como pré requisito  a disciplina Pesquisa em Serviço Social 1 (1367190).  Transição – discentes que mantém a Pesquisa Social no 4º semestre, considerar Fundamentos de Metodologia;

 As disciplinas poderão ser ofertadas apenas por docentes que realizam pesquisas cadastradas e aprovadas pelo Colegiado do Departamento de Serviço Social

 Cada docente pode ofertar apenas uma disciplina por projeto de pesquisa com no máximo, 10 alunos por semestre e receberá no máximo 4 créditos correspondentes aos créditos da disciplina. Para efeito de CHMS serão considerados os créditos correspondentes ao número de alunos matriculados;

 Para ofertar a disciplina, o/a docente deverá apresentar para apreciação e aprovação do Colegiado a seguinte documentação: a) projeto de pesquisa; b) plano de trabalho individual para cada aluno que será matriculado, conforme modelo do Plano de Trabalho do PIBIC;

 A documentação acima referida deverá ser encaminhada impressa para a Chefia que encaminhará para parecer  antes da aprovação da lista de oferta, de modo a permitir a inclusão da disciplina pleiteada na lista.

Da Seleção, Matrícula e Avaliação dos Alunos:

 Discentes que integram PIBIC estão autorizados a serem matriculados automaticamente;

- A seleção de discentes pelo/a docente responsável pela pesquisa será pública, após amplamente divulgado;

 A matrícula do/a discente só poderá ser efetivada  após a aprovação do seu Plano de Trabalho pelo Colegiado do Departamento, juntamente com o projeto de pesquisa do/a docente;

 Cada discente poderá se matricular em uma única disciplina da cadeia de Prática de Pesquisa Social por semestre;

 A matrícula será efetivada mediante autorização escrita do/a docente responsável pela pesquisa;

Discentes matriculados/as que não recebem bolsas de pesquisa deverão dedicar-se, no mínimo, 4 horas semanais à pesquisa, o que corresponde ao total de créditos assegurados pela disciplina;

 Discentes interessados terão acesso às disciplinas de Prática de Pesquisa (PP) mediante participação em prossos seletivos que será amplo ampla divuldado;

 As disciplinas PP 1; 2; 3 e 4 serão oferecidas com zero vaga, podendo cada professor abrir 10 vagas por semestre de acordo com as necessidads do projeto;

 Discentes matriculados que recebem bolsas (PIBIC ou CNPq) deverão dedicar-se, no mínimo, 16 horas semanais, conforme exigências das instituições financiadoras; 

 A avaliação dos/as discentes deverá corresponder ao conteúdo estabelecido nas ementas das disciplinas e deverá ser compatível ao total de horas dedicadas à pesquisa.

 Produto final de pesquisa – relatório.

Ementas:

 Prática de Pesquisa Social 1

 Formação prática em pesquisa, através da participação do aluno nas pesquisas em andamento do Departamento, sob a supervisão do professor responsável pela pesquisa, incluindo as seguintes atividades: análise crítica  e revisão da literatura científica, delineamento da temática, do objeto de pesquisa e construção da problemática da pesquisa.

 Prática de Pesquisa Social 2

Formação prática em pesquisa, através da participação do aluno nas pesquisas em andamento do Departamento, sob a supervisão do professor responsável pela pesquisa, incluindo as seguintes atividades: análise crítica da literatura científica, construção do quadro teórico de referência, dos métodos e técnicas a serem utilizados na pesquisa, construção dos instrumentais (questionários, entrevistas, roteiro de análise de documentação, etc...)

 Prática de Pesquisa Social 3

Formação prática em pesquisa, através da participação do aluno nas pesquisas em andamento do Departamento, sob a supervisão do professor responsável pela pesquisa, incluindo as seguintes atividades: realização da pesquisa, com aplicação dos instrumentais e técnicas de coleta de dados, sistematização, tabulação e análise de dados.

 Prática de Pesquisa Social 4 Formação prática em pesquisa, através da participação do aluno nas pesquisas em andamento do Departamento, sob a supervisão do professor responsável pela pesquisa, incluindo as seguintes atividades: análise crítica  dos dados à luz do referencial teórico, estruturação e elaboração de relatório de pesquisa, elaboração de artigos com base na pesquisa realizada.

Brasília, 24 de maio de 2006.

 

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