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ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

1. Estrutura Curricular

 

Desde sua revisão curricular em 2000 o Departamento de Serviço Social seguiu o disposto nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS, de modo que os conteúdos estão articulados em três núcleos de fundamentação, que são eixos articuladores do processo de formação profissional. Destes núcleos desdobram-se as áreas de conhecimentos que por sua vez são traduzidas pedagogicamente no conjunto de componentes curriculares. O princípio da flexibilidade, interdisciplinaridade, articulação teoria/prática e compatibilização da carga horária comparece de modo excelente na totalização dos Cursos.

O currículo contempla disciplinas obrigatórias e optativas que ampliam a diversificação em tópicos e conteúdos tanto gerais quanto específicos; oferta semestralmente disciplinas de práticas de pesquisa voltadas ao desenvolvimento da atitude investigativa e desenvolvimento de pesquisas, articulando ensino e pesquisa tanto nas disciplinas quanto na realização de pesquisas pelos 34 docentes que participam dos 11 Grupos e Núcleos de Pesquisa do Departamento de Serviço Social, bem como atividades e projetos de extensão.

A carga horária mínima estabelecida pela Resolução CNE/CES 2/2007 para o curso de Serviço Social é de 3.000 horas. No curso de Serviço Social da UnB, esta carga horária está distribuída em 2.100 horas referentes a 140 créditos de disciplinas obrigatórias, o que significa 70% do curso e 900 horas que se referem a 60 créditos em disciplinas optativas, o que corresponde a um percentual de 30% do curso, sendo que destes, o discente poderá integralizar até um limite máximo de 24 créditos em sistema de Módulo Livre (ML). O discente pode, ainda, integralizar 06 créditos (ou 90) horas em atividades complementares.

Os núcleos articuladores estão assim organizados: o Núcleo de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Vida Social articula os conhecimentos que possibilitam o tratamento do ser social enquanto totalidade histórica, fornecendo os componentes fundamentais da vida social. O ser social é situado historicamente no processo de constituição e desenvolvimento da sociedade burguesa em suas especificidades quanto a divisão social do trabalho, à propriedade privada, a divisão de classes, as relações de exploração e dominação, os processos de alienação; o trabalho é assumido como o eixo central do processo de reprodução da vida social, o que implica o desenvolvimento da sociabilidade, da consciência, da universalidade e da capacidade de criar valores e efetivar escolhas.

O Núcleo de Fundamentos da Formação Sócio-histórica da Sociedade Brasileira articula os conhecimentos que explicitam a constituição econômica, social, política e cultural da sociedade brasileira, na sua particularidade heteronômica, recortada pela questão urbano industrial, diversidades regionais e locais relacionada a questão agrária e agrícola. Direciona-se para os determinantes que permitem o desenvolvimento e consolidação de determinados padrões da acumulação capitalista no país e suas formas próprias e peculiares de desigualdade social, diferenciação de classes, opressões de gênero, etnia, orientação sexual.

O Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional articula os conhecimentos que explicitam a profissionalização do serviço social como uma especialização do trabalho articulando o fazer profissional aos elementos fundamentais da divisão social e técnica do trabalho e sua inserção em processos de trabalho. A ação profissional assim compreendida exige considerar as condições de relações sociais historicamente estabelecidas, que condicionam o trabalho do assistente social: os organismos empregadores (públicos e privados) e usuários dos serviços prestados; os recursos materiais, humanos financeiros acionados para a efetivação desse trabalho, e a articulação do assistente social com outros trabalhadores.

 

2. Conteúdos Curriculares

 

Os conteúdos curriculares estão distribuídos em disciplinas obrigatórias e optativas que integram os três Núcleos de modo articulado e complementar. Conforme estrutura da UnB, algumas disciplinas optativas e outras de módulo livre, são ofertadas por outros Departamentos. Contudo, a maioria das disciplinas são ofertadas diretamente pelo SER, conforme abaixo.

No Núcleo de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Vida Social, as disciplinas ofertadas pelo SER são: Economia Política e Capitalismo; Política Social; Questão Social e Serviço Social; Trabalho e Sociabilidade. As demais são ofertadas por outros Departamentos: Introdução a Sociologia; Teoria Sociológica 1; Introdução a Filosofia; Introdução a Psicologia; Introdução a Antropologia. Todas as disciplinas são obrigatórias.

No Núcleo de Fundamentos da Formação Sócio Histórica da Sociedade Brasileira todas as disciplinas obrigatórias são ofertadas pelo SER: Introdução ao Serviço Social; Questão Social e Serviço Social; Movimentos Sociais; Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social 1; Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social 2; Fundamentos Históricos e Teóricos e Metodológicos do Serviço Social 3. Também as disciplinas optativas desse Núcleo são ofertadas pelo SER: Questão Urbana e Política Habitacional; Política Social - Educação; Política Social – Trabalho; Gênero, Raça/etnia e Política Social; Envelhecimento e Política Social. O Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional as seguintes disciplinas obrigatórias ofertadas pelo SER: Introdução ao Serviço Social; Questão Social e Serviço Social; Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social 1; Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social 2; Fundamentos Históricos e Teóricos e Metodológicos do Serviço Social 3; Trabalho e Sociabilidade; Processos de Trabalho e Serviço Social 1; Processos de Trabalho e Serviço Social 2; Seguridade Social 1 (Previdência Social); Seguridade Social 2 (Saúde); Seguridade Social 3 (Assistência Social); Pesquisa Social 1; Pesquisa Social 2; Métodos e Técnicas em Pesquisa Social; Estágio em Serviço Social 1; Estágio em Serviço Social 2; Fundamentos Éticos e Ética profissional; Planejamento, Administração e Gestão Social; Outras disciplinas optativas ofertadas pelo SER também integram este Núcleo: Questão Urbana e Política Habitacional; Política Social – Educação; Política Social – Trabalho; Gênero, Raça/etnia e Política Social; Envelhecimento e Política Social; Infância, Adolescência e Cidadania; Análise de Políticas Sociais; Prática de Pesquisa Social 1; Prática de Pesquisa Social 1; Prática de Pesquisa Social 3; Prática de Pesquisa Social 4; Práticas de Informática em Serviço Social; Tópicos Especiais em Pesquisa Social; Tópicos Especiais em Serviço Social; Tópicos Especiais em Política Social; Relações Sociais, Família e Serviço Social; Novas Técnicas em Pesquisa Social.

Os conteúdos são indissociáveis, motivo pelo qual algumas disciplinas integram mais de um Núcleo. Os conteúdos curriculares respondem, em sua indissociabilidade e totalidade, à perspectiva de perfil profissional previsto no PPC. Sua diversificação e flexibilidade, já que os discentes têm um leque grande de disciplinas optativas, atende à interdisciplinaridade e pluralidade. Todas as disciplinas têm 4 créditos (60 horas semestrais) o que assegura uma distribuição equilibrada dos conteúdos. A atualização permanente dos Programas a cada semestre pelos docentes responsáveis pelas disciplinas garante a compatibilização entre bibliografias clássicas e contemporâneas.

Desde a revisão curricular iniciada em 2009, o SER convive com o Currículo reconhecido em 2010 por meio da Portaria 421, de 11 de outubro de 2011, contudo, o processo final de revisão ainda está em tramitação no CEPE, e algumas disciplinas criadas ainda não foram implementadas, de modo que a revisão ainda é um processo inconcluso.

 

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