topo_servico_social.jpg
PET PDF  | Imprimir |

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET

 

O que é o PET?

 

O Programa de Educação Tutorial, antigamente chamado Programa Especial de Treinamento, foi criado pela CAPES em 1976 com o objetivo de subsidiar alguns alunos da graduação para que se tornassem lideranças intelectuais, pesquisadores e bons profissionais, garantindo, assim, a excelência dos  programas de pós-graduação.

Em 1982, havia apenas três grupos PET no Brasil, cada  um com aproximadamente 15 participantes. Em 1999, o número de grupos havia crescido para 313 e o número de bolsistas para 3756.  Porém, a CAPES começa a discordar da lógica do PET pelo fato de o programa apenas preparar graduandos para entrar na pós-graduação. Por isso, a partir do ano 2000, o programa passou a ser vinculado à SESu/MEC com uma nova formulação que permanece até o presente ano.

O objetivo geral do programa, hoje, é promover uma formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação" (Manual de orientações básicas – PET, 2002).  Os objetivos específicos são: desenvolver atividades que integrem ensino, pesquisa e extensão (pilares das universidades brasileiras); incrementar práticas que enriqueçam as experiências no âmbito do curso; atuação dos bolsistas como agentes multiplicadores propagando novos pensamentos e práticas entre os demais estudantes do curso, estabelecendo uma interação entre os bolsistas e a graduação; realização de ações coletivas e capacidade de trabalho em grupo e discussão de temas éticos, sócio-políticos, científicos e culturais relevantes para o exercício profissional e construção da cidadania.

 

 

Como surgiu o grupo PET de Serviço Social da UnB?

O PET de Serviço Social (PET/SER) da Universidade de Brasília foi criado em 1996 pela Prof.ª. Dra. Denise Bomtempo Birche de Carvalho como uma ferramenta acadêmica para difundir a pesquisa discente . A tutoria do PET já foi assumida por alguns professores do nosso departamento, e na atualidade a Prof.ª Dra. Ailta Barros de Souza é a tutora, desde 2011.

No ano de 2013 o PET/SER tem como tema de estudo: A Pessoa com Deficiência. Tal proposta está em consonância com o tripé ensino, pesquisa e extensão enquanto pilares que fundamentam a Universidade pública. A opção pelo tema foi resultado da realização de um minicurso que discutiu a temática tendo despertado o interesse e a curiosidade coletiva entre as integrantes, pois o tema pode tanto ser mantido, como alterado anualmente, a depender da escolha do grupo.

 

Atividades desenvolvidas atualmente:

 

PET/SER Legis que tem o intuito de discutir o marco legal do tema pesquisado para fins de complementação e enriquecimento das atividades do PET/SER, além de permitir uma complementação extracurricular na formação dos estudantes.

O PET/SER Leitura é uma discussão em grupo, de textos com temáticas relevantes para a formação acadêmica e profissional sendo importante por propiciar aos integrantes do grupo uma complementação da bibliografia oferecida na graduação, além de aprofundar debates fundamentais para a formação acadêmica e profissional.

O PET/SER Práxis consiste no diálogo entre alunos da graduação e um(a) profissional do Serviço Social em que este(a) expõe seu contexto profissional, bem como  os desafios e possibilidades do exercício profissional em suas relações com a Lei 8.662 e com o código de ética profissional. Tal aproximação é importante ainda pelas oportunidades de troca de experiências oferecidas aos alunos de graduação e por permitir a compreensão de quais são as demandas e os desafios éticos e politicos da profissão.

O PET/Seminário é uma atividade que consiste numa apresentação feita pelas integrantes do PET/SER e/ou convidados(as) podendo tratar de temas variados relacionados ao Serviço Social e à pesquisa desenvolvida pelo PET/SER.

O PET/Cine é a realização de sessões de filmes e documentários relacionados a temas pertinentes em horários que permitam abranger a maior quantidade de pessoas possível. Atualmente, o PET/SER vem tentando uma parceria com o Centro Acadêmico para tal evento.

Exposição de fotos sobre a temática deficiência. Fotos que retratem as barreiras encontradas pelas pessoas com deficiência na Universidade, bem como aquelas que exponham meios que possibilitem o acesso como um direito liquido e certo dessas pessoas, instigando e problematizando tal temática.

Minicurso de extensão, a atividade consiste na realização de um curso com a temática de estudo escolhida anualmente pelo Grupo PET/SER. O curso é voltado aos alunos de graduação e demais interessados na temática proposta.

 

Integrantes do grupo PET/SER:

 

Prof.ª Dr.ª Míriam de Souza Leão Albuquerque  (Tutora)

Laura Sousa Oliveira Bezerra

Caio Henrique Inácio Ferreira

Caroline da Silva Moreira

Gabriela da Silva Vieira

Matheus da Silva Souza

Solange Paiva de ALmeida

Karine Conceição Sousa dos Santos

Jussara Guedes da Rocha

Diogo da Silva Lopes

Gyovanna Hyamonna Gomes de Franca

Bruno Sobrinho da SIlva

Júlia Costa Mendes de Castro

Dhebora Caroline Marques.

 

 

Campus Universitário Darcy Ribeiro | Universidade de Brasília- UnB | Departamento de Serviço Social - SER - ICC Norte CEP 70910-900 Brasília - DF

Telefones:(61) 3107 - 7505 - Telefax:(61)