PET PDF  | Imprimir |

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET

O que é o PET?

O Programa de Educação Tutorial, antigamente chamado Programa Especial de Treinamento, foi criado pela CAPES em 1976 com o objetivo de subsidiar alguns alunos da graduação para que se tornassem lideranças intelectuais, pesquisadores e bons profissionais, garantindo, assim, a excelência dos  programas de pós-graduação.

Em 1982, havia apenas três grupos PET no Brasil, cada  um com aproximadamente 15 participantes. Em 1999, o número de grupos havia crescido para 313 e o número de bolsistas para 3756.  Porém, a CAPES começa a discordar da lógica do PET pelo fato de o programa apenas preparar graduandos para entrar na pós-graduação. Por isso, a partir do ano 2000, o programa passou a ser vinculado à SESu/MEC com uma nova formulação que permanece até o presente ano.

O objetivo geral do programa, hoje, é promover uma formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação" (Manual de orientações básicas – PET, 2002).  Os objetivos específicos são: desenvolver atividades que integrem ensino, pesquisa e extensão (pilares das universidades brasileiras); incrementar práticas que enriqueçam as experiências no âmbito do curso; atuação dos bolsistas como agentes multiplicadores propagando novos pensamentos e práticas entre os demais estudantes do curso, estabelecendo uma interação entre os bolsistas e a graduação; realização de ações coletivas e capacidade de trabalho em grupo e discussão de temas éticos, sócio-políticos, científicos e culturais relevantes para o exercício profissional e construção da cidadania.

Como surgiu o grupo PET de Serviço Social da UnB?

O PET de Serviço Social (PET/SER) da Universidade de Brasília foi criado em 1996 pela Prof.ª. Dra. Denise Bomtempo Birche de Carvalho como uma ferramenta acadêmica para difundir a pesquisa discente . A tutoria do PET já foi assumida por alguns professores do nosso departamento, e na atualidade a Prof.ª Dra. Ailta Barros de Souza é a tutora, desde 2011.

No ano de 2013 o PET/SER tem como tema de estudo: A Pessoa com Deficiência. Tal proposta está em consonância com o tripé ensino, pesquisa e extensão enquanto pilares que fundamentam a Universidade pública. A opção pelo tema foi resultado da realização de um minicurso que discutiu a temática tendo despertado o interesse e a curiosidade coletiva entre as integrantes, pois o tema pode tanto ser mantido, como alterado anualmente, a depender da escolha do grupo.

Atividades desenvolvidas atualmente:

PET/SER Legis que tem o intuito de discutir o marco legal do tema pesquisado para fins de complementação e enriquecimento das atividades do PET/SER, além de permitir uma complementação extracurricular na formação dos estudantes.

O PET/SER Leitura é uma discussão em grupo, de textos com temáticas relevantes para a formação acadêmica e profissional sendo importante por propiciar aos integrantes do grupo uma complementação da bibliografia oferecida na graduação, além de aprofundar debates fundamentais para a formação acadêmica e profissional.

O PET/SER Práxis consiste no diálogo entre alunos da graduação e um(a) profissional do Serviço Social em que este(a) expõe seu contexto profissional, bem como  os desafios e possibilidades do exercício profissional em suas relações com a Lei 8.662 e com o código de ética profissional. Tal aproximação é importante ainda pelas oportunidades de troca de experiências oferecidas aos alunos de graduação e por permitir a compreensão de quais são as demandas e os desafios éticos e politicos da profissão.

O PET/Seminário é uma atividade que consiste numa apresentação feita pelas integrantes do PET/SER e/ou convidados(as) podendo tratar de temas variados relacionados ao Serviço Social e à pesquisa desenvolvida pelo PET/SER.

O PET/Cine é a realização de sessões de filmes e documentários relacionados a temas pertinentes em horários que permitam abranger a maior quantidade de pessoas possível. Atualmente, o PET/SER vem tentando uma parceria com o Centro Acadêmico para tal evento.

Exposição de fotos sobre a temática deficiência. Fotos que retratem as barreiras encontradas pelas pessoas com deficiência na Universidade, bem como aquelas que exponham meios que possibilitem o acesso como um direito liquido e certo dessas pessoas, instigando e problematizando tal temática.

Minicurso de extensão, a atividade consiste na realização de um curso com a temática de estudo escolhida anualmente pelo Grupo PET/SER. O curso é voltado aos alunos de graduação e demais interessados na temática proposta.

Integrantes do grupo PET/SER:

Prof.ª Dr.ª Míriam de Souza Leão Albuquerque  (Tutora)

Laura Sousa Oliveira Bezerra

Caio Henrique Inácio Ferreira